top of page
895678633627bd1aec0edd2.42799093.jpg

ORIGEM

Foto acervo Luck Receptivo

Do tradicional ao moderno, do popular à elite e da culinária às quadrilhas, o São João é uma das festas mais populares do Nordeste brasileiro, cativando comunidades e ganhando cada vez mais espaço no imaginário popular. Mas o São João que conhecemos nem sempre foi assim. Desde sua origem até os dias atuais, conceitos, festas e até o nome foram se adaptando.


Essa festividade tão nossa, na verdade, veio de fora. Mais precisamente, teve sua origem das festas pagãs que vinham sendo difundidas pela europa desde a idade antiga com a mistura das culturas dos povos bárbaros, romanos e gregos. As celebrações tinham o intuito de comemorar a fartura das colheitas, celebradas com danças e grandes fogueiras. Com a instituição do catolicismo como religião oficial do Império Romano, as festas adquiriram características religiosas e foram atribuídas ao calendário cristão. 
 

O formato da festa como conhecemos, teve forte influência das ‘quadrilles’ francesas, modelo padrão dos bailes palacianos do século XIX, que consistia em uma dança de pares. 

Daí então, com as chegadas dos portugueses no Brasil, essas festas foram arraigadas na cultura tanto da elite como das massas populares.  O infográfico abaixo trilha o caminho que foi seguido por essa festividade:
 

bottom of page